quinta-feira, 25 de junho de 2020

Artes Visuais: Trabalhando a Deficiência Visual

Trabalhar a deficiência visual quando não temos equipamentos e/ou estrutura no espaço, nos permitir refletir e pesquisar formas para solucionar esse entrave, é sempre assim, ler e pesquisar para que possamos executar nossas atividades, em uma das pesquisas que realizei encontrei essa maravilhosa atividade para a alfabetização da pessoa cega e com baixa visão, nos atendimentos sempre proponho novas atividades... a criatividade não tem limites, então veja!!!


por Leila Moura Lopes
http://educartenasdiferencas.blogspot.com.br/2013/06/alfabetizacao-da-pessoa-cega-e-com.html



Incentivando a leitura e trabalhando as cores

Sugestão: relevo (cola relevo) para a pessoa perceber a divisão de desenho.


Um encanto, possibilita o conhecimento de diversos objetos (instrumentos)...

Objetivos:
- Utilizar formas de estímulo aos alunos que a possuem baixa visão, em prol de uma aprendizagem da alfabetização de forma significativa, vinculada às funções sociais cumpridas pela linguagem verbal em nosso cotidiano.
- Utilizar instrumentos que provoquem a exploração dos demais sentidos em prol da aproximação dos alunos com a leitura e a escrita(texturas obtidas com as colagens).
-Análise sobre o início e o fim das palavras, contagem de letras, ordem das letras, semelhanças e diferenças sonoras.
-Trabalhar a diversidade através utilizando uma história infantil.

Desenvolvimento
- Contar a história Elmer o Elefante Xadrez
-Conversação sobre a história, explorando as características dos personagens.
-Criação de um texto coletivo.
-Imprimir o texto digitado utilizando uma fonte clara e simples (Arial) e de tamanho grande.
TRABALHANDO O TEXTO COLETIVO
1-PINTE O ESPAÇO ENTRE AS PALAVRAS.
2-CIRCULE DE VERMELHO AS PALAVRAS “ELEFANTE”.
3-CIRCULE DE AZUL AS PALAVRAS “ELMER”.
4-DESENHE A HISTÓRIA
-Dividir a turma em grupos para ilustração do texto coletivo (cada grupo ganhará uma parte do texto para ilustrá-lo) criando assim um livro coletivo.
-Trabalhar a letra E através de atividades (anexo).
-Trabalhar o sentido do tato confeccionando um elefante Elmer de texturas: Desenhar um elefante no papel pardo e colocar papéis de várias texturas, vários tipos de sementes e grãos, lantejoulas de tamanhos diferentes, lixa, algodão e etc.
-Fazer uma rodinha para as crianças (uma de cada vez), escolherem um dos itens colocados à disposição para colar no Elmer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apresentação do Blog

Olá, meu nome é Daiane Calixto, sou professora nos municípios de Belford Roxo e Queimados do Estado do Rio de janeiro. Atuo nas séries inic...